Pesquisar este blog

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Manifesto por menos tributos para as bikes

From: jjsalvadori@hotmail.com
To: gabinete.df.gmf@fazenda.gov.br; luiz.melin@fazenda.gov.br; se.df@fazenda.gov.br
Subject: Impostos sobre Bicicletas
Date: Tue, 19 Oct 2010 14:05:03 +0000

Exmo. Sr. Guido Mantega - Ministro da Fazenda,

"Que país é este que reduz o IPI dos carros e cobra mais de 100% de impostos sobre as bicicletas?"
Daniel de A. Costa - Biólogo  - Florianópolis/SC
É com estas palavras que hoje se veiculam pela internet que me dirijo a V. Exa. para fazer um apelo.
Vivemos num mundo tomado por problemas de todas as ordens ligadas ao petróleo, num momento onde todos os especialistas dedicam grande parte de seu tempo e suas carreiras em busca de alternativas para a evolução da qualidade de vida e proteção ambiental ao planeta.

Ao mesmo tempo, a maioria e nós poderia ter ao alcance uma invenção da Europa do Século XIX que é um MEIO DE TRANSPORTE NÃO POLUENTE, aumenta a saúde e qualidade de vida dos usuários, diminui os problemas com relação a trânsito e congestionamentos, e DEVERIA SER ACESSÍVEL A TODOS AS CLASSES.

Infelizmente, com esses e milhares de benefíciose muitos outros à favor, a BICICLETA, bem de uso comum e meio de transporte principalmente das classes menos favorecidas, RECEBE UMA TAXA DE IMPOSTOS SUPERIOR A 100% !!!
Isso mesmo, qualquer cidadão brasileiro que busque uma bicicleta hoje se defronta com situações no mínimo constrangedoras.
Uma bicicleta muito básica, quase que descartável, vendida em um supermercado, custa em média R$ 350,00, ou seja, QUASE 70% DO SALÁRIO MÍNIMO NACIONAL !!!
E se falando em bicicletas importadas, modelos mais aprimorados, com mais opções (assim como temos essas opções nos veículos automotores hoje), a realidade é ainda pior.

Na América do Norte e Europa uma bicicleta custa cerca de 40% do valor ou menos do que a mesma custa aqui no Brasil, ou seja, pagamos mais do dobro do valor real do bem devido aos tributos aplicados ao produto.
Levando em consideração que são quase todas estas são produzidas na Ásia e Europa.
Agora imaginem um atleta de ciclismo que treina arduamente em busca de um sonho e sequer pode ter um equipamento adequado por estes motivos de valores extratosféricos para bicicletas importadas. De que adianta o bolsa atleta para um ciclista se um equipamento de ponta que nos EUA custa U$$ 2.000,00 no Brasil custa R$ 15.000,00 ???

Não vou extender ou tornar polêmico este apelo, motivos e benefícios não faltam para se tomar um iniciativa.
Quero com estas informações trazer este tema ao conhecimento deste Ministério para que através de seus setores competentes analise a causa acima apresentada e busque alternativas para isto que pode ser um grande passo em vários assuntos que hoje se discutem como: ECOLOGIA, MEIO AMBIENTE, REDUÇÃO DE CUSTOS, TRÂNSITO, POLUIÇÃO, ESTACIONAMENTO, TRANSPORTE PÚBLICO E VÁRIOS OUTROS.

Att.

Juliano Jacir Salvadori
Advogado OAB/SC 25.118
Presidente da Associação dos TriAtletas do Litoral de SC - TRIAL
Atleta de Ciclismo e Triathlon desde 1995
Contato:(47) 7812.6394
Balneário Camboriú/SC
jjsalvadori@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário