Pesquisar este blog

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Meas Culpas e Culpas Inteiras

Pois é cambada,

É claro que a minha primeira boa avaliação será exatamente na próxima segunda-feira, um dia após o short triathlon de Navegantes.
Mas depois de 9 + 4 + 6 semanas treinadas com peso inicial de 108 quilos, uma hérnia de disco, um período de festas e uma recente virose tirei essa semana passada para dar uma descansada no corpo e na cabeça, apesar da paulera que foi o treino de sábado.
Meu peso cai de 108 para 93 após as primeiras 9 semanas. Oscilou entre 95 e 93 nas quatro semanas finais do ano passado e de 95 a 90 nessas 6 primeiras semanas do ano.
Esse tal de peso ainda é um belo dificultador se levarmos em conta que eu ainda tenho que perder mais uns 10 ou 12 para realmente ficar competitivo. Carregar essa "mochila" na corrida é complicado, para a natação e o ciclismo não importa muito.
Enfim, essas últimas 6 semanas eu fiz uma quilometragem muito alta no ciclismo, muito baixa na corrida e aumentei bem a natação. O problema que os treinos teoricamente de "base", que são os pedais longos, eu fiz com uma intensidade muito grande. Chegamos a fazer 33, 34 de média pedalando na SC 401 e redondezas, o que na BR 101 ou em percusos na minha cidade natal (Brasília) equilaveria facilmente a 36/37 de média.
Fruto disso foi que eu não estou com uma base aeróbica boa, não estou muito rápido e cheguei há umas duas semanas a um platô onde nem perco nem ganho peso.
Chegou a hora de avaliar o que foi feito até aqui para planejar o futuro.
Tenho que fazer novamente um trabalho de base, de preferência pedalando muito devagar para entrar na lipogênese lipogenólise e não na glicogênese glicogenólise como deve ter acontecido nessas últimas semanas. Não acho que tenha aumentado tanto o volume da natação ao ponto de esse ser o motivo de eu não estar mais a perder peso.
Na verdade eu estou treinando errado. Tenho que baixar a bola para baixar o peso e assim baixar os meus tempos. Confesso que estou muito cansado, semana passada eu me curei de uma virose muito forte que aterrissou nessa Ilha da Magia.
Domingão o pau vai cantar lá em Navegantes. Tenho certeza que a natação serão razoáveis, mas a corrida será um sofrimento muito grande. Semana que vem os treinos serão remodelados e terei aí uns 2 meses de treinos lentos e chatos, mas é o que preciso.
Valeu pessoal !!!

4 comentários:

  1. Eh isso ai, Thiagao.

    Apenas uma errata - lipogenolise e glicogenolise, e nao lipogenese e gligogenese. Genese eh sufixo de sintese, e lise eh sufixo de degradaçao.

    Beijao.

    ResponderExcluir
  2. Pois é companheiro. Eu sempre bati na tecla que aquela pancadaria dos domingos estava totalmente errada. Cada coisa a seu tempo. Tem hora para rodar e tem hora para sentar a bota. E agora é hora de rodar pra pegar resistência e quimar gordura. Por isso tenho saído do centro. Assim eu faço o meu treino como deve ser, sem ficar indo na onda do pelotão.
    O problema é que mistura o pessoal do Iron (meu caso) com o pessoal que tá treinando para short e olímpico.

    ResponderExcluir
  3. Assino embaixo das suas sábias considerações Didi. Agora vamos fazer a parceria e sair aqui do Centro. Abração

    ResponderExcluir