Pesquisar este blog

terça-feira, 31 de agosto de 2010

Da série por que eu não fui praticar xadrez 1

Tennho certeza de que muitos de vocês já se perguntaram várias vezes por que diabos eu faço triathlon? Xadrez não seria melhor? Pra que ficar fazendo essa força toda? Tanto sofrimento não vai me levar a lugar nenhum. Pois é, hoje foi um desses dias para mim. Saí para correr 10km na Beira-Mar Norte. Meus Deus, que dia horrível ! Os primeiros 5 km foram muito travados. Doía tudo. Sensação ruim. Pensei...não se entregue. Aumentei o ritmo e as coisas melhoraram 100 %, tanto que eu acabei os últimos quilômetros relativamente bem. O tempo deve ter sido horroroso, perto de uma hora, mas a missão foi cumprida com muito esforço e perseverança.

Obrigado Pessoal !!!

Eu ainda não divulguei o blog direitinho. Só botei um lembrete no meu msn e no meu orkut, que, na sua maioria, é composto por não triatletas. Qual não foi a minha surpresa quando eu fui dar uma olhadinha nas estatísticas de acessos e vi a quantidade de pessoas que já estão a visitar o Thiago Freitas Triathlon Blog. Só do dia 08 de agosto pra cá foram mais de 214 acessos !!! Obrigado pessoal !!! Obrigado mesmo !!! Isso só prova que vocês  gostam bastante das postagens. Essa semana vou pedir pro meu técnico, o Roberto Lemos, para divulgar o blog no âmbito da equipe Ironmind e, tenho certeza, os acessos aumentarão muito. Um abração a todos e obrigado pelos acessos !!!

segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Meu amigão está de volta

Depois de passar um tempinho na casa de amigos o meu amigão do peito Bartolomeu Dias, esse sem vergonha aí da foto ao lado, voltou pra casa. Apartamento novo, vida nova e um belo pacote de biscoitos caninos foram as regalias que o meu velho companheiro ganhou. Os piores e os melhores momentos que tive depois que mudei para Floripa sempre tive ele ao meu lado, sempre fiel como um bom cão tem que ser. Apesar desse ser um blog dedicado ao triathlon não poderia deixar de fazer essa homenagem ao maior e mais verdadeiro amigo do homem.

Cansei e descansei

Na verdade meu dia off seria amanhã, mas decidi antecipar para hoje. Triatleta também é gente. Tem que fazer compras, o carro quebra, tem que pagar contas. Também senti o cansaço acumulado da semana de treino.
O que não me deixou muito animado foi o fato de só ter emagrecido 100 gramas essa semana. Confesso que em virtude das viagens a trabalho comi muita besteira. Essa semana vou mentalizar bastante e espero que semana que vem chegue à casa dos 97. Conversei com meu técnico, o Roberto Lemos, sobre a questão do peso. Ele disse que não era pra eu ficar tão preocupado, que em virtude da natação e do ciclismo posso ter ganhado massa muscular e por isso o peso não caiu o desejado.

domingo, 29 de agosto de 2010

Going Aero

Primeira vez que publico uma foto minha aqui no blog. Hoje estava com saudade de usar o capacete aerodinâmico aí da foto e tirei-o do fundo do baú. Não que ele tenha feita alguma diferença, já que hoje o pedal foi super lento e mascado. Consegui pedalar 3 horas sem parar. A média foi tão ruim que chega a ser impublicável, por isso vou poupá-los de sabê-la. Fazia um ano que não tinha feito um treino desses.
Meus próximos objetivos são: corrida Track & Field 10 km dia n segunda semana de setembro e a Travessia da Lagoa do Peri, também no mês que vem.
Retrospecto da semana: comecei um pouco cansado, mas me recuperei bastante durante a semana. Acho que por ter tirado terça-feira de folga o meu corpo metabolizou legal os treinos.
Amanhã é dia de pesagem. Será que chego na casa dos 97? Vamos torcer !!!

Zé do Pedal: o torcedor do Pan !!!

É bem provável que o Zé do Pedal seja o triatleta amador mais famoso do País. Ainda na adolescência ele sofreu um acidente que o deixou no estaleiro por um bom tempo. Ele foi desiludido pelos médicos, que não davam muita esperança para ele voltar as suas atividades normais. Guerreiro como sempre, o Zé não só voltou a pedalar como se destacou muito no esporte brasileiro. Tive a honra de conhecê-lo desde minha época de infantil. Foi ele quem me ajudou a sair da piscina do DEFER quando eu tinha apenas 12 anos, na minha primeira competição no triathlon.
Aqui disponibilizo um vídeo de autoria de Vicente Saraiva e Márcio Garapa em que o Zé do Pedal, também conhecido como Zé Kadima, esta a torcer pelo Frank Caldeira no Panamericano do Rio de Janeiro em 2007.
PS: eu até perdi a força nas pernas de tanto rir da parte que ele chama o maratonista de "arrombado". Esse é o Zé do Pedal que todo mundo conhece e admira.

Não se faz um strike só no boliche

Quem anda ou andou de bicicleta na vida com certeza já se esborrachou alguma vez no chão. Esse vídeo é uma homenagem aos ralados e acidentados de bike. Nunca reclamem dos seus tombos, pois poderia ser pior ainda.

sábado, 28 de agosto de 2010

Pequena entrevista com o Zé do Pedal

Hoje teve Coca Cola "de grátis"

Eu disse aqui na semana passada que o Éder furou feio o pedal que tinhamos combinado e que estava devendo uma Coca Cola pro pessoal que ficou esperando ele. Pois bem, promessa é dívida. Hoje encontrei ele por acaso perto da Daniela e fizemos o pedal todo juntos. Paramos no Mercado Silva alí na Vargem para tomar uma Coca e finalizar a fatura. Foram duas horinhas e uns 50 km. Até o quilômetro 40 minhas pernas estavam muito pesadas. Achei que tinha um anão grudado nas minhas pernas, mas na verdade o freio da frente estava a pegar na roda, por isso achei que tinha algo me atrapalhando. Hoje o treino foi apenas um regenerativo da corrida de ontem. Amanhã é o pedal longo da semana. Vamos lá então !!!

Zé do Pedal: o filme

O triatleta e cineasta de Brasília Vicente Saraiva junto com seu amigo Márcio Garapa estão a rodar um filme para contar um pouco da vida do Zé do Pedal. Pra quem não conhece ele é um dos pioneiros do esporte no Brasil e é um cara que tem muita história para contar. Deixo aqui para vocês um vídeo curtinho do Vicente que fala um pouco sobre o filme. Depois eu posto mais vídeos do iconoclástico e emblemático Zé do Pedal. Vale muito a pena conferir.

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

54 minutos e uma vitória

Ok, eu sei que exagerei e muito agora, mas eu fiquei muito feliz com o tempo que fiz nos 10 km. Tá bom ainda falta muito, já que nos áureos tempos eu percorria essa mesma distância em 36 minutos. Todavia, com o meu atual shape tá bom demais. Fiz os primeiros 5km em 26 minutos e os 5 últimos em 28. Até o dia de hoje não tinha corrido mais do que 8 km, sempre com tempos perto de 6 minutos por km rodado. Guardadas as devidas proporções acho que o treino de hoje foi uma vitória pessoal. Torço para que elas continuem a vir. Triathlon é assim mesmo, tem que ter muita perseverança e humildade para atingir objetivos. Amanhã vou rodar duas horas de bike devagar pra soltar as pernas. Domingo enfrento um pedal de 80 a 90 km. Estou vendo que terei uma bela segunda-feira :)
Pessoal bom final de semana e bons treinos.

I´m going to Ironman South Africa !!!

Para falar a verdade já fiz a inscrição para o Ironman da África do Sul há uns dois meses. Só que ainda não tinha feito uma postagem específica sobre o assunto. A história toda começa bem antes, mas especificamente no ano de 1991. Eu à época era apenas uma criança que gostava muito de esportes. Já acompanhava as provas de triathlon em Brasília desde 1989, quando o Leandro Macedo estava detonando aqui no Brasil e no exterior também. Tomei coragem e pedi para o meu pai comprar uma Caloi 12 para mim. Comecei a treinar e em abril de 1991 fiz meu primeiro duatlon terrestre no Parque da Cidade e no mesmo mês um triathlon infantil no DEFER em Brasília. Tive a honra de ser tirado da piscina, na época precisavamos de ajuda, já que eramos crianças e a piscina era oficial e olímpica, do legendário Zé do Pedal, pessoa que tenho a maior admiração até hoje. Enfim, sempre estive envolvido com o triathlon desde então, mesmo tendo passado alguns anos sem competir. O Ironman da África do Sul é a comemoração dessa caminhada e espero que eu tenha ainda muitos anos de triathlon para aproveitar. Rumo à África então !!!

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

O novo e o clássico: Lance Armstrong e Mark Allen



Vídeo clássico de uma batalha entre o futuro campeão de 7 Tours de France com o futuro campeão de 6 Ironman do Havaí. Lance Armstrong, o ciclista, tinha apenas 15 anos e já competia entre os profissionais do triathlon, enquanto que Mark Allen estava numa ótima fase de sua carreira, onde ganhava quase todas a provas em que competia.

O vento está biruta

O vento está biruta que nem esse boneco aí de cima, ou seja, doido, sem noção, fora da casinha, desorientado e demais sinônimos equivalentes. Já falei que não adianta reclamar muito da ventania por que aqui em Floripa venta muito mesmo e não tem jeito. Há que se selar uma parceria com o vento, senão vai passar raiva todo dia. Mas hoje não posso deixar de reclamar, pois o vento parecia um míssel teleguiado que tinha um único alvo, que obviamente era eu. Na ida, na volta, de leste, de oeste, de norte e de sul, não importa a direção que eu estava o danado sempre estava a soprar contra. Como estou bem cansado dos treinos da semana fiz um giro bem solto de 50 km em 1:47 e nada mais por hoje.

Foto: Boneco Chico Biruta. New Toys

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Estou quebrado

Mas fiquem calmos !!! Não estou lesionado. Segunda-feira fiz um treino de natação e 15 minutos depois já saí para correr uma temperatura de 28 graus, o que não acontece por aqui há um tempinho. Fiquei cansado na hora, no entanto, terminei o treino bem. Ontem só acordei cedo pra participar do Censo 2010 do IBGE, que acho uma obrigação para todos os brasileiros, mas depois voltei a dormir e fui quase até meio dia. O cansaço bateu forte e não dava para fazer a natação, que era opcional. Bom...acordei e fui trabalhar das 13:00 às 23:00 horas. Fomos à Criciúma. Quando chegamos ao hotel Ibis onde íamos dormir não tinham mais quartos. Acabou que dormimos numa espelunca perto do Angeloni do centro da cidade. Cama ruim. Teto meio mofado. Acordamos cedo e viemos para Floripa e chegamos aqui perto da hora do almoço. Dormi um pouco e sair para correr 8 km. Meu Deus !!! Pareceu que foi uma maratona. Cheguei todo quebrado. Parece que eu passei por dentro de um moedor de carne. O tempo total da corrida eu não sei, não tenho a mínima idéia. Amanhã tem um pedal de 50 km, com certeza será um regenerativo no famoso ritmo passeio ciclístico. A estrada para um bom condicionamento é assim mesmo, não dá para desanimar, pois apesar do cansaço tudo está indo muito bem.
Abração pessoal !!!

Água de Coco

Terça-feira foi dia de sombra  e água de coco. Acordei às 8:00 para atender a recensiadora do IBGE. Estava muito cansado e acabei dormindo até mais tarde. Tirei então o dia para desncasar. Mas o descanso foi só dos treinos,pois tive que viajar à Criciúma a trabalho e voltei hoje quarta-feira de manhã. Estou muito feliz por estar a perder peso sem me lesionar.

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Ganhei

99.1 quilos !!! A primeira vitória de uma longa caminhada! Não estou aqui que nem um ou uma neurótica preocupado com os 200 gramas que ganhou no final de semana. Se levarem em consideração que o meu peso ideal gira em torno dos 80, ainda tenho uma mochila muito pesada para carregar. Estou satisfeito e torço para não ter nenhuma lesão ou ficar doente. Próxima meta importante 95 e assim vai.
Nadei 2km "degavarinho" como diria um amigo de Brasília. Depois corri 8 km num sol que há muito não aparecia por essas bandas. Amanhã é um dia meu off, se rolar vai ser uma natação de leve. Domingo já tem um pedal longo de 80 km.
Se tudo continuar indo bem, quem sabe em outubro ou novembro já não dá pra competir numa das etapas do catarinense só pra brincar?

domingo, 22 de agosto de 2010

Soco nos 3 dígitos


Confesso que estou apreensivo para saber qual será a pesagem de amanhã. A torcida é para dar um socão desses à Rocky Balboa nos 3 dígitos. Essa semana voltei a nadar, então estou com medo de não ter emagrecido por ter ganhado massa muscular na parte superior do corpo, mas tudo bem.
Estou me sentindo muito bem no pedal. Depois de ter pedalado mais de 183498938932094949 km na minha vida, mesmo quando fico um bom tempo sem treinar dá pra pegar um bom ritmo logo nas primeiras semanas
Hoje pedalei uns 63 km. Pedal bem mascado, já que tinha que parar todo hora por diversos motivos. Tive o prazer de ter como companheiros de jornada no dia de hoje o Dr. Alexandre Sawada e o Marcelo Melo. O Éder combinou, não foi e ainda culpou a namorada. Que cara de pau né ! Está devendo uma Coca para o pessoal.
Resumo da ópera: semana ótima em termos de treino e não tão boa com relação aos equipamentos. É isso rapaziada. Um abraço e um ótimo começo de semana para todos.

sábado, 21 de agosto de 2010

Comecei a me sentir bem nos treinos

Comentei hoje como Éder, aquele amigo meu que inventou um carinhoso apeliado para minha barriga - a Jabulani, que tinha falado dele aqui no blog. Ele se matou, e consequentemente a nós também, de rir. Amanhã vamos pedalar juntos 70 km no ritmo conhecido cientificamente como passeio ciclístico. Hoje foi um dia um pouco complicado em virtude de problemas técnicos, pois com apenas 5 km de pedal já tinham furado 2 pneus no pelotão, um deles o meu. O Vitor Luz, vulgo Jack Tequila, não teve tempo de me avisar e eu acertei um pedrão que eu não sei nem como não rasgou o meu pneu. Deu 50 km no total com ritmo moderado. Semana que vem eu vou ver se consigo arrumar o GPS para poder medir os treinos com mais exatidão. Falou cambada, até amanhã, ou, se eu estiver inspirado, faço mais postagens hoje.

Ironwar : o momento mais bonito do esporte


 Esse é o vídeo da batalha épica para a vitória do Ironman do Havaí de 1989. Depois de tomar na cabeça 6 anos, finalmente Mark Allen consegue ganhar o título em cima do Dave Scott.

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Revoltado

Minha relação com o meu GPS vai de mal a pior. Ontem o lazarento resetou e agora não aparece mais nada na tela. Resultado não sei direito quantos quilometros eu corri etambém qual foi o tempo. Hoje deu ns 8 km de corrida. A natação foi de 1600 metros. No começo é essa mixaria mesmo até começar a encaixar. È isso...amanhã começa o fim de semana e os treinos longos. Já estou me sentindo bem no pedal. Vamos aos treinos então !!

Todo mundo tem um atleta preferido. O Mark Allen é o meu.

Como era bonito ver esse cara ganhar os Ironman do Havaí !!! No total foram 6 vitórias (5 delas consecutivas). O apelido do Mark Allen era "the grip", que em português significa "a garra". Sempre quando preciso de inspiração para os meus treinos tento me lembrar dele. Perseverança era o seu forte. Depois de ter perdido vários mundiais de Ironman por todos os motivos possíveis e imagináveis ele não abaixou a cabeça. Continuou a treinar, melhorar sua técnica e seu "feeling" de prova. Faz 15 anos que ele ganhou seu último mundial. Agora ,com certeza, ele já e um nobre senhor, mas nunca vai deixar de ser o "the grip".
Foto: site do Mark Allen

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Da série recordar é viver 1 (Resultados do mundial de Ironman no Havaí)

Ironman Hawaii World Championship -- Oct 10, 2009


2.4m swim, 112m bike, 26.2m run

Pl. Name Div Total Swim Bike Run Splits

1 Craig Alexander mpro 08:20:21 00:50:57 04:37:33 02:48:05 ☞

2 Chris Lieto mpro 08:22:56 00:51:07 04:25:11 03:02:35 ☞

3 Andreas Raelert mpro 08:24:32 00:51:00 04:38:01 02:51:05 ☞

4 Chris Mccormack mpro 08:25:20 00:52:51 04:32:45 02:55:59 ☞

5 Rasmus Henning mpro 08:28:17 00:51:06 04:37:07 02:55:33 ☞

6 Timo Bracht mpro 08:28:52 00:54:30 04:33:49 02:56:27 ☞

7 Dirk Bockel mpro 08:29:55 00:50:50 04:37:29 02:57:42 ☞

8 Pete Jacobs mpro 08:30:15 00:50:03 04:38:41 02:57:14 ☞

9 Andy Potts mpro 08:30:30 00:47:45 04:46:07 02:52:15 ☞

10 Faris Al-sultan mpro 08:31:44 00:50:53 04:33:40 03:03:11

Revoltado com o GPS

Pessoal hoje a postagem vai ser curta e grossa, pois estou revoltado com a minha inabilidade com esse computador e com o meu GPS.
Saí de manhã pra pedalar e, como tinha esquecido o dito cujo ligado a noite, não funcionou nem 2 km e já apagou. Agora fui tentar passar os dados para o meu computador e o GPS travou.
Pedalei 50 KM. Não sei quanto tempo deu e querem saber de uma coisa...fui !!!

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Harder, better, faster,stronger !!! Melhor vídeo para motivação !!!



A música deste vídeo é uma excelente remixagem feita pelo Kayne West com base na música original do Daft Punk. Bom demais que chega a ser covardia.
O homenagiado do tube aí de cima é ninguém mais ninguém menos que Peter  Reid. O cara já ganhou 3 vezes o Ironman do Havaí, mas já está aposentado desde 2004 (se não me falha a memória).
Naqueles dias que você estiver desmotivado ou arruinado dos treinos é só ver esse vídeo para mudar o humor e o astral.

Começam os treinos de natação: um peixe dentro dágua

Alguns amigos me questionaram que não dava para acreditar que eu estava a fazer um blog de Triathlon se eu estava tão pesado. Não combianava uma pessoa com o meu peso envolvido com o esporte.
Poucas pessoas fora do meio esportivo sabem que quando o atleta para de treinar e não se cuida direito fica muito acima do peso. Esse não é um privilégio meu. Olha só aí em cima o recordista mundial e campeão olímpico Ian Torpe.
Na boa...eu estou bem melhor do que ele. A verdade é que o atleta queima uma quantidade absurda de calorias. Se continua a ingerir a mesma quantidade de calorias, daí já viu né. Fica redondo que nem esse rapaz da foto.
Prometo que em breve faço um post com uma foto minha pra provar que estou muito melhor do que esse balofo :)
Bom... hoje voltei aos treinos de natação. Me senti muito bem. A vida toda investi pesado na técnica. Natação é jeito e não força. O atrito da água é muito maior que o do ar. Não adianta aplicar força sem técnica, pois, na prática, não se sai direito do lugar sem fazer um movimento correto. Por isso acho que ainda sou um peixe dentro dágua. Nadar é como andar de bike...você nunca esquece. 1600 metros de natação e deu.
À noite rolou aquela clássica corrida na Beria-mar. 7.011 M em 41:20 média de 5:53 por km.
Nessa fase nem estou muito preocupado em melhorar os tempos. O que importa é encaixar os treinos e continuar a perder peso.
Semana que vem quero derrotar os três dígitos.
Abração pessoal !!!

terça-feira, 17 de agosto de 2010

Hoje teve sombra e água fresco, pero no mucho


Day off !!! Sem treinos!!! Nada do stress de pedalar nessas ruas cheias de motoristas malucos !!! Nem pensar em correr na Beira-mar com esse vento gelado que dói até os ossos !!!
Em compensação acordei cedo e fui resolver um monte de pendências. Fiz a matrícula da natação, comprei um óculos para nadar, estendi a roupa no varal, fiz o almoço e sai correndo para o trabalho. Depois voltei pra casa e fiz um reparos nas tomadas e uns furos na parede para instalar o suporte da bike. Ufa!!! Estou igual o Bom Bril e suas mil e uma utilidades.
Pra finalizar a noite ainda tenho que fazer um relatório para entregar amanhã. Quero saber quem são os miseráveis que dizem que servidor público não trabalha.
Abraço rapaziada e até amanhã.

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

A derrota do 3 dígitos

Segunda-feira é o dia mundial da preguiça. Infelizmente não é o que acontece no meu caso. Acordo cedo, boto um chinelo de dedo e uma camiseta e saio nessa friaca degraçada para me pesar aqui na farmácia da esquina. Apesar do perrengue sempre tenho tido boas notícias pesométricas. Talvez seja isso que me faça perseverar e me pesar toda semana.
Há seis semana atrás estava com 108 quilos, semana passada estava com 101,5 quilos e hoje com 100,2 quilos espero que semana que vem já tenha derrotado os 3 dígitos. Sabem como é né...no salário quanto mais dígitos melhor, agora no peso a coisa funciona, geralmente, na proparção inversa.
Boa noite cambada !!!!

Ah essa tal de tecnologia !!!

Boa noite pessoal !!!
Nessas quase duas décadas de triathlon uma das inovações tecnológicas mais surpreendentes que eu presenciei foi esse tal de relógio com GPS. E não é que o bicho funciona bem mesmo. Marca direitinho por onde passamos, as informações sobre a corrida (batimento cardíaco, distância percorrida, velocidade atual, etc.) ou o pedal.
Quem pode e quer gastar mais um poquinho compra logo um Garmin, que pra mim é o melhor do mercado.
Para o resto do pelotão o negócio é usar o SRunner da Navicity mesmo. Mais barato, maior e mais feio, mas funciona bem (a não ser o batimento cardíaco que nunca é exato em virtude de um problema crônico na correira captadora).
Bem...cheguei do serviço, troquei de roupa e fui logo dar meu corridão na Beira-Mar. Sempre demora um pouco pro relógio captar os satélites e ligar o GPS. Comecei a correr  e apertei o botão para iniciar o timer, no entanto, apesar do GPS estar ligado o relógio não começou a marcar o tempo e a distância.
Quando passei na frente do carro do Roberto Lemos, meu treinador, pedi pra ele ver o que estava a acontecer e segui para completar meu 7km de corrida (hoje não tenho como postar os tempos, já que estava sem relógio).
Quando voltei ele disse que a memória do relógio estava cheia.
Coisas da vida...quem sabe na próxima vez eu pense nisso. Ah essa tecnologia que é tão boa, mas que muitas vezes nos mata de raiva !!!

domingo, 15 de agosto de 2010

Um pouco de sorte à tarde pra compensar

Como o quadro da minha bicicleta é um pouco maior do que o ideal (2 cm), tenho que arrumar um clip (esse guidom aerodinâmido aí do lado) que me deixe numa posição um pouco mais baixa na bike. O meu antigo é do modelo Syntace que não tem muitas regulagens.
O meu treinador, o Roberto Lemos, recomendou que eu arrumasse um que pudesse me colocar numa posição mais baixa. Pensei...pesquisei na internet nas lojas aqui do Brasil e dos Estados Unidos...e ao final das contas vi que a melhor opção seria um clip Profile Strike de Carbano com preço nos USA de 200 dólares. Aqui no Brasil deve sair ainda mais caro. Deixei de lado essa idéia por motivos econômicos e estava a pensar em outras alternativas. E não é que hoje o Marcelinho Melo, parceiro de treinos há muitos anos, me disse que tinha um clip em casa encostado e que queria vendê-lo para desocupar um espaço, pois nunca usou o equipamento e não gostava da posição.
Pensei "meu Deus não acredito". Falei na hora que era meu e que era para ele botar preço. Todavia ele queria me entregar o clip por um preço simbólico. Não aceitei. Um coisa é amizade, mas explorar é outra totalmente diferente.
Bom...para agradar gregos e troianos propus o seguinte a ele. Vamos aproveitar e almoçar hoje no restaurante Ostradamus no Ribeirão da Ilha (que é um dos melhores de Floripa, até no quesito preço salgado) eu pago a conta. Assim ficamos acertados.
Comemos de entrada uma ostra gratinada e um camarão na telha como prato principal. É caro, entretanto o Ostradamus é muito bom e tem uma vista alucinante da Enseada do Brito, além de um píer que entra uns 50 metros mar adentro.
Comemos bem, muito bem. Ele saiu feliz com o almoço e eu com meu novo clip.
Sorte né !

A maldição da Jabulani de manhã

Depois eu vou fazer um post específico para falar da minha equipe aqui de Floripa, que é a Ironmind. Hoje quero falar mais especificamente de uma figuraça que treina conosco, o Éder Dias. Sabe aquelas pessoas que são engraçadas por natureza. Que podem contar até piada sem graça que todo mundo cai na gargalhada. Pois é, o Éder é um desses seres. Mês passado estavamos pedalando e paramos na Vargem Pequena no Mercadinho do Silva pra comprar uma Coca-Cola. Quando estavamos a voltar para a pista passou um cara de bike e perguntou se precisavamos de ajuda. De duas uma, ou o cara tava tirando uma onda conosco ou realmente estava pensando que aconteceu algo (pneu furado, etc.). Ato contínuo o meu companheiro de pedalas mandou essa que me fez voltar para o Taiko (restaruante de Jurerê onde fica instalada a base da equipe aos sábados) morrendo de rir. "Thiago deixa você perder a Jabulani que ele vai ver o que é bom pra tosse".
A Jabulani a que ele se referia era o apêndice que habita a região que fica abaixo do meu peitoral.
Dá pra aguentar uma dessa sem se matar de rir?
Mas enfim, o sobrepeso está alto mesmo.
Saí hoje de manhã, pela primeira vez em meses, pedalando do Centro de Floripa até Jurerê. Quando eu subi o morro do Estado (fica logo após a primeira entrada para o bairro João Paulo), na ida e na volta, o meu coração subia até a minha goela. Batimento cardíaco lá em cima, contudo deu tudo certo no final, apesar de ter chegado em casa só o bagaço.
Resumo da ópera 58 km de pedal a 25 km de média horária e ponto final.

sábado, 14 de agosto de 2010

Treinar em Floripa é selar uma parceria eterna com o vento

Treinei 14 anos da minha vida (de 91 a 2005) na cidade que eu considero até hoje a Meca do triathlon brasileiro: Brasília.
1000 metros de altitude, uma secura desgraçada e praticamente o ano inteiro sem muita chuva para atrapalhar os treinos. Além disso a capital federal, pelo menos no meu tempo, tinha boa parte dos melhores atletas do Brasil e alguns dos melhores do mundo. Alexandre Manzan, Leandro Macedo e Mariana Ohata são apenas alguns exemplos, mas, poderia aqui citar muitos e muitos outros atletas...realmente era uma infinidade de triatletas de ponta na minha época.
Só que nunca ventava muito no pedal. Tá bom...tinha alguns dias que ventava um pouco sim, mas como Floripa não existe. Parece que o furacão Catarina deixa um filho todo dia de manhã para " acompanhar" o nosso treino (e queimar as nossas pernas). Hoje estava ventando bastante. Pedalei 51,5 km em 1:56. Estou me sentindo bem, apesar de ontem ter sofrido bastante na corrida de ontem com o calor.
Amanhã tem mais pedal e mais posts aqui no blog...inté

sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Me voy a Pucon !!!

Abaixo segue o email que a organização do Meio Ironman de Pucón no Chile me enviou para confirmar oficialmente minha inscrição.
Dizem que é a prova mais bonita do mundo. Em 2006 eu visitei essa cidade e constatei que realmente o lugar é lindo e estou ávido para dia 16 de janeiro chegar logo. Assim volto oficialmente ao circuito de triathlon depois de alguns anos sem participar de competições oficiais.
Depois da prova ainda dá pra escalar o vulcão Vilarica, andar de tirolesa e fazer outros esportes radicais. Não falta muito tempo, assim sendo, tenho que continuar a preparação com muita disciplina e foco.
E vamos aos treinos então.

¡Bienvenido al IronMan 70.3 Pucón 2011!
Welcome to the IronMan 70.3 Pucón 2011!
Confirmación de inscripción a la carrera IronMan 70.3 Pucón 2011
Registration Confirmation to the IronMan 70.3 Pucón 2011 race.
Nombre/Name: Thiago Freitas
Categoría/Category: Varones 30-34
ID Inscripción/Registration ID: FB2D37BABBE0C2FB8425777E00579176
El equipo IronMan 70.3 Pucón 2011
http://www.ironmanpucon.com/
Foto: site ironmanlive.com

Corridinha Safada num belo dia de sol

Pois é pessoal, depois de uma temporada de uma friaca quase que insuportável hoje fez um magnífico dia de sol. Decidi correr de manhã então. Peguei a Beira Mar e cruzei correndo a passarela de pesdestres da ponte em direção ao bairro mais querido de Floripa, que se chama Coqueiros e se situa na porção continental do município de Florianópolis.
Dei apenas uma volta na pista do Parque Coqueiros e logo voltei pra casa. Foram sofridos 5 km em 29:25. A primeira vez em algum tempinho que consegui correr na casa dos 5 minutos por km, Frequencia estava muito alta. Acho que foi em virtude do calor, pois não forcei muito.
Boa noite e boa sorte. Amanhã tem treino com minha equipe Ironmind no Taiko em Jurerê.

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Tinha tudo para dar errado, mas deu certo.

Acho que como estou a voltar aos treinos seriamente meu corpo já tem uma auto regulagem para acordar cedo para dar tempo de treinar e voltar rapidinho para casa para dar tempo de chegar na hora no serviço.
Já tinha deixado a bike dentro do carro, já que a Beira-mar Norte está em reforma e não dá para passar pedalando por lá decidi começar o pedal saindo de Santo Antônio de Lisboa.
Quando eu liguei o carro...nem sinal de vida. Acabou a bateria. Vontade de voltar para minha cama e dormir mais um poquinho não faltou, mas chamei o zelador do meu prédio e conseguimos fazer o carro pegar.
Já meio atrasado sai para pedalar 35 km a uma média de 28 km por hora. Bom para o primeiro dia. Apesar do percurso não ter muitas subidas me senti bem. Vamos que vamos então.

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Menu do dia: miojo frio

Como estou voltando aos treinos nada de muitos exageros. O objetivo agora nessas primeiras semanas é retomar gradualmente a condição física e ir perdendo um pesinho né. Afinal de contas eu estou agora com 101,5 quilos. Há 6 semanas atrás cheguei a gloriosos 108 (meu recorde pessoal).
Pode parecer estranho um cara que fala de triathlon, que pratica o esporte a tanto tempo e que pesa tudo isso. Na verdade eu sou literalmente um homem mola. Ganho e perco peso numa rapídez incrível.
Perto das competições geralmente peso de 80 quilos para menos (76 foi o mínimo). Não dá pra diminiuir muito mais do que isso, pois tenho 1,84 M de altura e a ossatura pesada.

Quanto ao menu (também conhecido como treino) de hoje foi um corridinha bem safada de 5km com média 06:16 por km. Por que o treino foi miojo frio então Thiago? Rápido de fazer, mas sempre fica ruim. Ainda mais com esse frio lazarento que está fazendo por aqui.
Abraço a todos e boa noite.

Inauguração do Thiago Freitas Triathlon Blog

É claro que um blog reside no mundo virtual, mas quero que todos que nos visitem por aqui se sintam como numa verdadeira festa de inauguração. Canapés, bolos, balões e aquela gentarada animada. Sejam muito bem vindos !!!
O objetivo principal do Thiago Freitas Triathlon Blog é contar diariamente a minha odisséia (podem acreditar !!! Vai ser uma odisséia mesmo) até o Ironman da Africa do Sul de 2011 e também mostrar diversos posts sobre a história e atualidades relacionadas ao Triathlon, Duathlon, Ciclismo, Corrida e Natação. Idealizei esse espaço, e a própria viagem para o continente africano, para comemorar meus 20 anos de triathlon, que acontecerão exatamente no mês desse Ironman.
Comprometo-me a atualizar o blog todos os dias até a data derradeira que é 10 de abril de 2010.
Divirtam-se !!! Esse blog é feito para vocês.

PS: antes que me perguntem eu tenho 31 anos de idade.

Foto: pintura de Keith Hanning